sexta-feira, 17 de abril de 2009

As novas tecnologias oriundas da globalização desafia o profissional da comunicação. Em especial o jornalista. Hoje, o grande desafio deste profissional é manter sua identidade.
A rede de comunicação está saturada de informações. A cada minuto milhares de conteúdos são divulgados pela mídia. O receptor se perde em um emaranhado de noticias.
A maioria dos contéudos noticiosos não respeitam a ética jornalísitca. O sistema capitalista corrompeu os veículos de comunicação.A moralidade está em segundo plano. O compromissor com o receptor em terceiro.
O modo de fazer jornalismo tem que mudar. Hoje, muito é dito sobre o fim do jornalismo impresso. Entretanto, esse fim está longe, mas se profissionais da área da comunicação continuarem agindo dessa forma, acelerarão o fim do jornal impresso.
O leitor, ouvinte ou telespectador têm que ser levado a sério. Eles têm o direito de saberem a verdade dos fatos. O jornalista tem que respeitar os princípios éticos.

Um comentário:

  1. Achei teu texto interessante, mas um pouco fatalista! Rs

    Estamos passando por grandes e inevitáveis mudanças; mas eu ainda acredito que serão mudanças para melhor, que beneficiarão o público e levarão os jornalistas a buscar cada vez mais especialização!

    Falta mais valorização dos jornalistas por parte das empresas e mais comprometimento ético por parte de alguns profissionais...

    Abraços e parabéns pela reflexão!

    ResponderExcluir