quinta-feira, 2 de abril de 2009


Interatividade Web 2.0

Para compreender melhor interatividade, que tem sido pauta de muitas discussões, é preciso analisar historicamente a “evolução” do processo interativo nos meios comunicacionais e como isso tem refletido no internauta, assim como é necessário perceber psicologicamente como este espectador compreende, assimila e acima de tudo, exerce tal interatividade.

Os blogs, por exemplo, têm espaço ‘infinito’ para os comentários, o debate nos blogs não tem data de validade, por assim dizer, enquanto houver o que se dizer a respeito do assunto, ele existirá, até mesmo porque os textos ficam em arquivo de fácil acesso. Como exemplo disso tem também as listas de discussão nos emails.

São muitas as ferramentas que no meu ponto-de-vista exercem uma “plena” interatividade, tomando aqui interatividade como troca de informação entre vários usuários e construção coletiva de conhecimento.As ferramentas estão aí e propiciam, de fato, uma interatividade, mas elas não agem sozinhas.

Um comentário:

  1. Bem no fim da tua reflexão, tu apresenta algo muito importante: a interatividade como fator de construção coletiva de conhecimento. Se bem utilizada, essa ferramenta é poderosíssima! Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir